quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Qualquer Coisa

Toda hora alguém me pergunta sobre ter ou não diploma para ser jornalista. Vou falar apenas sobre esta profissão. Não entendo das outras.

Conheço ótimos jornalistas que tem diploma, e conheço ótimos jornalistas que não tem diploma. Como também conheço péssimos jornalistas sem diploma e péssimos jornalistas com diploma.

Sempre cito um exemplo. Meu pai não tem diploma, e a Globo nunca o contratou por causa disso. Os grandes veículos de comunicação querem pessoas talentosas, com ou sem diploma.

Eu sempre fui jornalista, desde que nasci. Mas, mesmo assim, quis fazer faculdade. Agora, se um sujeito é ótimo jornalista e não tem diploma, tem que ser contratado da mesma forma. E só pra lembrar, eu recomendo que todos estudem em boas universidades.

Nada substitui o talento. E o talento está acima de qualquer diploma. A faculdade serve para aprimorar qualquer dom. Apenas isso.

Com o tempo falo mais sobre isso.
*****

Será que a Fátima Bernardes vai assumir algum cargo no comitê da Copa?
*****

Emerson Leão vai ficar no São Paulo em 2012. Estou gostando do trabalho do treinador no clube. Quando o Leão chegou, pensei que ele poderia estar desatualizado e ultrapassado. Mas não, o comandante ainda tem fôlego e lenha pra queimar. Acho que o São Paulo acertou.
*****

E lógico, alguns São Paulinos chorões que reclamam de tudo não gostaram. Mas como disse, sabiamente, o Denílson, torcedor é chato.
*****

Emerson Sheik foi julgado e punido, não enfrenta o Palmeiras. No jogo ele tomou apenas o cartão amarelo. Eu acho que deveria ficar assim mesmo, futebol se resolve dentro de campo.
*****

E falo isso mesmo achando que o Emerson não faz falta nenhuma. É um jogador um pouco melhor que os outros. E no meu time não jogaria nunca.
*****

*****

Os jogadores, de todos os clubes, têm medo de dar opinião, soltar alguma frase mais forte ou algo assim. Lamentável. Personalidade é artigo raro.
*****

Isso também me incomoda. Esta semana aconteceria uma festa para os jornalistas no CT do São Paulo (festa de final de ano - algo normal). Foi cancelada, pois poderiam pensar que o time está fazendo festa em um momento ruim. Nada a ver.

No Corinthians aconteceu uma cerimônia parecida para os jornalistas, mas ninguém pode filmar ou fotografar. Tudo isso com medo de uma repercussão negativa em uma semana decisiva. Simplesmente uma bobeira.
*****

Tenho certeza que o Palmeiras vai entrar pilhado pra enfrentar o Corinthians. Oba! É isso que eu quero, clássico quente, agitado.
*****

Está muito bonzinho o clima desse clássico.
*****

Ronaldo: "Não se faz Copa do Mundo com hospitais e sim com estádios". Verdade. Por isso quero que essa porcaria de copa vá pro inferno. Prefiro meu país melhor.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Torvano,

Pesquisei um pouco só pela internet tentando entender o "contexto" em que o Ronaldo deu aquela declaração mencionada no seu blog. Li o restante, vi também os comentários de outras pessoas a respeito, que já são o suficiente e falam por si só da situação, bem como você concluiu: "Prefiro meu país melhor". Uma coisa só a mais: Lamentável. Esse episódio me lembra muito a reviravolta que teve um referendo sobre a proibição da comercialização de armas de fogo e munições no país; no início "muitos famosos" convenciam levantando bandeiras "contra a violência", mas no fim o voto pelo NÃO venceu, porque pra "eles" as realidades das periferias não batem tanto à porta como de muita gente que precisa ter ao menos o direito de se defender pra não depender da segurança de um estado débil (questões de interesses tanto por um lado como pelo outro à parte). Ah, e só para apimentar mais: http://tvkajuru.com/?p=5606

Sobre essa questão de jornalista ter diploma ou não (isso vale pra qualquer profissão penso eu), queria dizer que sou o mesmo "Anônimo" que havia te perguntado sobre o Jorge Kajuru. Vi esses dias vídeos "polêmicos" dele, entre eles um que gostaria que assistisse, pois trata desse assunto: http://www.youtube.com/watch?v=T86ZsoK4LCY

Não me deixo levar simplesmente também, sou autônomo em opinião, mas ... vejo a necessidade de pesar "tudo" o quanto possível para que no fim prevaleça o que o meu juízo disser; não sou seguidor de "alguém". E na vida não há o que substitua todo um talento, pois nem mesmo a mais pura técnica ou a melhor das certificações conseguiria.

Abraços e tudo de bom.

Anônimo disse...

Pergunta Torva

O NETO não tem diploma, mais e ai, vc acha que ele tem Talento???????
huahuahuahuahuahuahuahuahua


Marcão Sorocaba

Futebol Sem Firulas disse...

Sobre a declaração de Ronaldo não vi nada de mais......Para ter copa tem que construir estádio mesmo e não hospital..Além disso o tanto de dinheiro que o Brasil arrecada em impostos da pra fazer muitos hospitais e investir no esporte também !! Polemica tonta essa !!