sexta-feira, 30 de julho de 2010

Felipão Está Ultrapassado?

Até agora eu só tinha participado de uma coletiva de imprensa do Felipão no Palmeiras, justamente a da sua chegada. Foi um momento de “festa” (com torcedores, malas, puxa sacos, e todo tipo de gente), e por isso não deu para tirar uma conclusão de tudo que foi dito.

Nesta sexta-feira, o treinador falou com os jornalistas, e desta vez, eu pude ver, ouvir e analisar melhor as respostas do mandatário palmeirense. Quero estar completamente enganado, completamente errado, mas tive a impressão que eu estava diante de um treinador ultrapassado, de um passado brilhante, mas que o tempo pra ele foi cruel.

O ambiente no Palmeiras nos últimos tempos não é bom, anda sempre carregado, é um time com mania de perseguição. E com a chegada de Felipão, este enorme problema está mais forte do que nunca.

Durante os jogos, os atletas estão proibidos de falarem com os jornalistas na saída do gramado. TV Bandeirantes, TV Globo, juntamente com todas as rádios do Brasil tem o seu trabalho podado pela ditadura imposta pelo treinador. Felipão trabalhou em times da Europa e esqueceu como é o Brasil, ele quer mudar regras e tradições. Daqui quatro anos teremos Copa do Mundo no país, e com essa desculpa, o treinador quer impedir o trabalho de profissionais do microfone (sempre apoiado pelo seu assessor de imprensa particular). Se o Felipão não está feliz no Brasil, pode voltar para a Europa, não sentirei falta nenhuma.

O Palmeiras agora tem cartilha, os jogadores terão que seguir regras impostas pelo todo poderoso treinador. Cartilha é coisa do passado, seria este mais um sinal de que Felipão está ultrapassado?

E o dedo-duro? Scolari quer descobrir quem é a pessoa que passa informações para a imprensa. Mais um treinador que vai perder tempo com essa busca boba. Na entrevista de hoje, o comandante disse que não é mágico, e que não tem dor de barriga por não ter vencido ainda no comando do time. O torcedor não espera mágica e nem dor de barriga, ele quer apenas um time bom, que lute e jogue, apenas isso. E claro, o verdadeiro torcedor quer um técnico que se preocupe com o futebol dentro das quatro linhas, e não fique brigando com profissionais da imprensa. Nós, jornalistas, temos coisas bem mais importantes para pensar. Discutir com treinador, assessor (que se acha Deus) tudo isso é irrelevante. O importante é cada um fazer o seu, o repórter reporta, cinegrafista filma, o assessor de imprensa assessora (assessor particular não pode mandar no clube do seu assessorado), e o treinador treina. Felipão, ainda quero confiar no seu trabalho, e claro, quero descobrir que estou errado e que você não está ultrapassado.
E respondendo para uma pessoa, jornalista não é maldoso, é realista, se a pessoa faz ou fala maldades, elas são relatas. Simples assim.

2 comentários:

Silvio Cesar disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Luxemburgo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.