segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Minha história com o rádio


Você já leu neste Blog como foi a minha primeira transmissão no estádio, e agora, atendendo “milhares” de um pedido, vou contar meu início no rádio.

Nasci em uma família que ama rádio, desde muito cedo escuto esta caixinha de emoções. Eu sempre observava um vizinho ouvindo seu radinho a pilha, e sempre tive vontade de ter um, acabei ganhando quando completei 11 anos. Lembro até hoje, ouvia as notícias bem baixinho e saia correndo pra contar, eu era quase um plantão. Cresci ouvindo rádio, principalmente o AM, muito da minha formação, da minha cultura e do meu entendimento do mundo, foi por causa do rádio, ouvindo grandes mestres como José Paulo de Andrade, Heródoto Barbeiro, Eli Correa, Osmar Santos entre outros, aprendi muito.

Sempre mantive o sonho de trabalhar falando no microfone (quando criança tinha alguns de brinquedo), e cresci alimentando esta vontade, este desejo. Comecei ouvir rádio o dia inteiro, era mais que um vício, e fazia mais, pegava o ônibus e ia até Santo André na Rádio ABC, adorava assistir os locutores trabalhando, e adorava perguntar se eu não poderia trabalhar na emissora. Certa vez, um funcionário da rádio teve que sair mais cedo, e eu, me ofereci para atender telefone, que emoção, que alegria, aquele dia foi inesquecível.

O tempo passou, eu fui trabalhar em outras funções, mas sempre acompanhando todas as rádios, participava de tudo, ligava o dia inteiro e até ganhava alguns prêmios. Muitas emissoras realizam programas em lugares alternativos, saem dos estúdios e vão para as ruas, e claro, eu sempre estava lá. Um dia, mais precisamente no dia 25 de janeiro de 2004, aniversário de São Paulo, fui ao Pátio do Colégio, no centro da capital, nele estava sendo realizado um programa da Rádio CBN, com o apresentador Milton Jung. Durante a festa, conheci um pessoal bem bacana, alunos da Radioficina, uma escola de rádio localizada no Cambuci. Chegando em casa, contei o ocorrido para minha mãe, que me deu uma ótima notícia, ela ia pagar um curso pra mim (só um detalhe, eu não tinha dinheiro e muito menos ela, fizemos alguns milagres e pagamos tudo). No outro dia, logo cedo, eu já estava na porta da escola, fiz minha inscrição, paguei a matrícula, estudei, passei em todas as matérias direto sem recuperação, e modéstia a parte fui um dos melhores da sala. Durante o curso, apresentei dois programas ao lado de colegas, na rádio web da escola.

Quando conclui o curso precisava de um emprego, algo que não era e que não é fácil. Fui em todas rádios, levei CD com gravações, currículos, tudo, mas não obtive resultados, acabei chorando na escadaria da Fundação Cásper Líbero. Como já disse anteriormente, eu participava de todos os programas, mandava cartas, e-mails, telefonemas, enfim, era um ouvinte assíduo, e por isso, certo dia, o Lélio Teixeira, do Na Geral, da Rádio Bandeirantes, me indicou para a 105 FM, e acabei conseguindo realizar meu sonho, no dia 23 de abril de 2005 fiz a minha estréia no rádio, e no dia 25 de junho de 2005, fiz meu primeiro jogo no estádio.

6 comentários:

Fabio Reis disse...

Sensacional,vc foi bem correu atras e conseguiu!!
Vc é formado em jornalismo ou radio e tv??
nao entendo bem o que radio e tv faz suponho que é a parte tecnica da coisa,pq nao faria sentido ter 2 faculdades pro mesmo serviço!!

Anônimo disse...

Eu estou estudando jornalismo na Uninove, e fiz curso técnico de locução na Radioficina.
abraço

Anônimo disse...

Eu acho que você deveria usar um pouco do seu ótimo bom humor nas entrevistas! Com certeza você já teria encontrado um trabalho bem antes.
Gosto muito do seu trabalho, não só informa os bastidores mas como também dá uma pitada de humor a elas.

Abraços.

Douglas Araújo disse...

Fala Torvano

Nossas histórias são parecidas, porém não foi minha mãe que pagou meu curso e eu fiz Senac e faço Rádio e TV na Uniban e consegui entrar na Nova Difusora da mesma forma, correndo atrás e fiz minha estréia num Coritnhians e Ponte Preta da série B deste ano, foi um sonho de verdade, la conheci a Julyane Stanzioni que vc conhece tb e ela me ajudou muito, pena que não estamos mais na Difusora de Osasco, mas estou correndo atrás de outra oportunidade.

É isso ai, a vida prega algumas peças, umas boas outras ruins mas a gente tem que tocar o barco sem desanimar.

Abraço e feliz 2009

Anônimo disse...

Só um detalhe;
Eu não tinha dinheiro para pagar o curso de rádio, e muito menos minha mãe, fizemos milagres para conseguir pagar.

Anônimo disse...

Ola Márcio Roberto,tudo beleza!
Bem,eu sou Ricardo Giaciani,de Águas de Lindoia!
Eu sempre fazia uns comentários em seu blog,mas falava que você era Corintiano,a mais pura verdade,mas parece que você ficou bravo,mas tudo bem!
E agora,estou enviando uma denuncia sobre suas ferias,e´apenas uma brincadeirinha,só para desejar um feliz ano novo,com muito mais felicidade1
Não precisa chora,pois esse será o ano do nosso timão,ganhar tudo com o Ronaldo,é demais companheiros!
Denuncia:
Bem o Marcel,disse em seu blog,que passou o ano novo,em uma praia,ate ai tudo bem,eu vi o Marcel na praia,ate ai tudo bem!
Fiquei vigiando,ele é sua noiva,mas eles não perceberam a minha presença,é vi algo super denunciador,que revelarei no complemento da denuncia!
E hoje o nosso Marcel,se dirigiu ate aeroporto Internacional de Guarulhos!
Com sua noiva Carolina,é sua conhadinha,(se não estiver inguivocado Renatinha)!
E simplesmente,pensei que o Marcel ia viajar aqui mesmo no Brasil,ou então para Disney,como ele disse que sua coinhadinha,foi,mas não o Marcel,é sua namorada,pegaram um voo,para simplesmente Dubai,passar suas ferias junto com varais celebridades,como Tom Cruise,é o jogador David Bechkam!
Qui fase do Marcel,como diria o Guilherme,da dupla Guilherme e Santiago;
_Você já foi mais humilde,em Marcel!
Mas esse não foi o fato,que me chamou a atenção,mas sim o fato do Marcel passar o ano-novo,é estar no aeroporto,com uma camisa branca!
Mas essa camisa branca,não qualquer uma,mas simplesmente o manto dourado,da camisa do seu time do coração o Corinthians,é não o São Paulo,detalhe,a nova do Ronaldo,e´sua noiva também estava com uma do Corinthians,na família Capretz,só da Corintiano!
E a denuncia,não para por aqui , vi logo atrás outro integrante,embarcando para Dubai,o nosso incrível Márcio Ronaldo Fenómeno Corintiano Torvano,e´sua câmera digital!
Detalhe,ele estava acompanhado de mãos dá dá com uma mulher tipo Viviane Araújo,mas não foi esse fato,que me chamou a atenção,é nem dele estar indo para Dubai,passar sua merecidas ferias,mas sim o fato dele estar também com uma camisa do Coringão,daquela,que diz a sim:
Eu nunca vou te abandonar!
DESCULPAS PELA CANALHI-SE MEU AMIGO TORVANO!

Se você poder em responder através do meu -email,se você esta bravo ainda,pois no jogo entre Palmeiras e Goais,você assim:
_teve um engraçadinho que escreveu em meu blog,que sou Corintiano,é brincadeira!

Ricardo Giaciani,de Águas de Lindoia!
Corintiano-roxo,fã da 105fm,fã da dupla Guilherme e Santiago!
e-mail:ricardogiaciani10@ig.com.br
Obrigado,é desculpas!